O que nós podemos esperar após a Olimpíada

Faltam 32 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e a cidade do Rio de Janeiro se encontra em uma posição que nenhuma outra cidade-sede esteve em um passado recente. Greves gerais, atraso de obras, aumento da violência urbana, um surto repentino de diversas doenças e uma dívida de 11 bilhões são as principais ameaças à realização da Olimpíada.

“O evento vai deixar um legado importante para a cidade do Rio de Janeiro.”

Porém, aos poucos, esses problemas vêm sendo solucionados e a tendência é que, apesar da correria e dos percalços, a Rio 2016 tem tudo para repetir o sucesso da Copa do Mundo de 2014.

A Olimpíada deverá movimentar aproximadamente US$ 40 bilhões na economia carioca, sendo esperados 500 mil turistas estrangeiros. Um recorde nunca antes visto em nenhuma Olimpíada anterior.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão muito além do esporte. O evento vai deixar um legado importante para a cidade do Rio de Janeiro. E, se soubermos aproveitá-lo, tenho certeza que a prosperidade nos aguardará num futuro próximo.

1 – Transparência e luta contra a corrupção

Nunca se falou tanto em corrupção no Brasil quanto nos últimos meses. E a operação lava jato está aí para provar isso. A divulgação dos casos de corrupção é essencial para a democracia e para a conscientização da sociedade. Só assim aprenderemos a votar melhor e substituir políticos que não cumprem o que prometem.

Uma das premissas adotadas pela Comissão Olímpica é a rotina de encontros com as partes interessadas, abordando os temas impactantes como acessibilidade, transparência e diversidade e inclusão.

Portanto, um dos pilares da Organização dos Jogos Olímpicos é a transparência. E o papel da sociedade é fazer as cobranças necessárias aos envolvidos. Hoje vejo que a população está mais atenta e os órgãos de transparência, além da mídia, têm sido mais enfáticos no combate à corrupção.

2 – Expansão do esporte no país

Estudos mostram que o esporte é a melhor forma para desenvolver a educação e a integração de crianças e adolescentes. Com a disseminação das práticas esportivas e o incentivo a novos esportistas, a tendência é que mais jovens tenham educação melhor e saiam da linha da pobreza.

O esporte profissional também teve um grande ganho. Além das reformas do Laboratório de Dopagem e do Centro Internacional de Transmissão, a cidade ganhou um moderno Parque Olímpico e campo de golfe. Os atletas brasileiros também evoluíram muito em relação às últimas Olimpíadas, em Londres.

Enquanto que em 2012 foram conquistadas 17 medalhas, para 2016 são esperadas 27, segundo o COB. Com as medalhas, os atletas conseguem mais patrocínios e também passam a inspirar mais as futuras gerações. Adicionalmente, o país passou a valorizar todos os atletas em geral, e não somente os que conquistam medalhas. Esse foi um avanço importante para fortalecer os laços da sociedade.

3 – Transferência cultural

Sempre acreditei que um dos maiores problemas do Brasil é que, por sermos um país tradicionalmente muito fechado ao mundo exterior, a população não têm parâmetros para nos comparar a outros países. Acham que estamos entre os mais desenvolvidos ou, pelo menos, na média.

Mas, quem costuma viajar sabe o quanto estamos bastante defasados em relação a países da Europa Ocidental, América do Norte e Ásia. Portanto, a Olimpíada irá proporcionar uma chance única para a população poder interagir com pessoas de todos os países do mundo, adquirir novas culturas e entender um pouco o que outros países fazem de bom, e que poderíamos aplicar no nosso.

4 – Urbanização e desenvolvimento de diversas áreas da cidade

O Rio de Janeiro sempre teve um problema histórico de segregação de bairros e favelização de várias regiões da cidade. Na cidade, é possível encontrar pessoas que viveram a vida inteira em determinadas regiões (como o complexo do Alemão) e sequer chegaram a conhecer as praias, a apenas alguns quilômetros de onde moram.

O desenvolvimento e urbanização de diversos bairros e favelas será um legado significativo, pois possibilitou a integração de uma enorme parcela da população com o resto da sociedade. Nesse sentido, notam-se grandes obras, como a urbanização do Engenhão e Deodoro, as obras contra enchentes (em especial, o piscinão da Tijuca), os projetos de esgotos na Zona Oeste e o Porto Maravilha.

5 – Transporte

O transporte público é um dos maiores desafios da cidade. Temos, hoje o 4º maior engarrafamento do mundo e o Estado onde mais se demora para chegar ao trabalho. A melhoria do sistema de transporte será um dos maiores legados das Olimpíadas.

A cidade do Rio de Janeiro ganhou, no ano de 2016, a expansão da linha 4 do metrô, que atenderá a 300 mil pessoas diariamente, o VLT, que fará um percurso que sempre foi muito demandado, ligando o aeroporto doméstico ao centro da cidade e a expansão do BRT, que possibilitou uma maior integração de toda Zona Oeste da cidade. Adicionalmente houve a criação do novo elevado do Joá, além da melhoria de outras vias expressas.

Entretanto, resta muito a ser melhorado nesse setor, que é um gargalo econômico para a cidade. O metrô do Rio de Janeiro ainda está aquém de outras metrópoles no mundo e é preciso que se adotem medidas urgentes para combater os congestionamentos.

***

Sou cidadão carioca e, assim como todos os demais, também estou devastado pelas notícias de corrupção e crimes que vem ocorrendo diariamente, em especial os praticados a atletas estrangeiros.

Porém, ficar batendo somente nos pontos ruins da Olimpíada não irá ajudar a sociedade. Não temos como voltar no passado. Agora é enxergar para frente e ver como podemos nos beneficiar com essa situação e como a sociedade pode se unir para impedir novos abusos dos governantes.

Se tudo der certo e não houver incidentes, há um enorme potencial da Olimpíada alavancar o turismo no país e promover o Rio como um dos principais destinos turísticos do mundo. Entretanto, se a organização pecar ou algum caso grave de violência ocorrer, o humor dos empresários e turistas estrangeiros mudará completamente, o que poderá acarretar em perda de investimentos para a cidade.

Artigos Sugeridos