10 livros que vão te deixar mais inteligente

Seja honesto: você lê com frequência? Só nesse ano, eu já devo ter lido (ou ouvido em audiobook) aproximadamente 20 livros. É algo que me motiva muito e me desenvolveu pessoalmente e profissionalmente nos últimos anos. O mais importante, entretanto, é que não só eu li e absorvi as ideias, como passei a aplicá-las na prática também.

Reconheço que no começo é difícil mesmo adquirir o hábito da leitura. Eu tive o mesmo problema. Mas garanto que quando você se acostumar a ler, nunca mais vai querer parar. É muito conhecimento fluindo na sua cabeça!

Se você se interessa pelos temas de negócios, finanças, gestão, empreendedorismo, produtividade e crescimento pessoal, sugiro fortemente que adicione esses títulos na sua lista. Certamente você ficará um pouco mais inteligente depois de lê-los.

Sugiro ainda que você se cadastre na Audible para ganhar 2 audiobooks grátis e testar o serviço. Tenho ouvido audiobooks há dois anos e não posso deixar de recomendar essa maravilha.

Segue a lista (não está em ordem de preferência):

➤ O Poder do Hábito. Ok, falei que não estava em ordem de preferência, mas esse foi o primeiro livro que me veio à cabeça. Talvez por ter sido um dos melhores que li no ano passado. Ele me prendeu durante o tempo todo e imediatamente já me fez mudar minha rotina e meus hábitos. O autor, Charles Duhhig, mostra uma série de histórias muito interessantes de pessoas que alteraram totalmente sua vida através de simples mudanças de hábitos.

Esse livro é um verdadeiro manual sobre hábitos, e você claramente percebe o esforço que o autor teve em realizar as pesquisas e escrevê-lo. Você também verá os “hábitos mestres”, capazes de desencadear uma série de reações no modo da pessoa organizar sua própria vida.

➤ Mais Rápido e MelhorO segundo livro de Charles Duhhig e outra obra prima. Devo admitir que não achei tão engajante quanto o primeiro, mas ainda assim é uma leitura imperdível. Enquanto o primeiro obviamente falava sobre hábitos, “Mais rápido e melhor” explora a ciência da produtividade.

No mundo atual, a forma como você pensa é muito mais importante do que você pensa. Nesse livro, você verá como que pessoas e empresas altamente produtivas não somente agem diferente, mas enxergam o mundo de forma diferente.

O modo como interagimos com as informações que nos é disponível é um grande fator que separa os simplesmente “ocupados” dos genuinamente produtivos. E você, de qual lado está? Pense bastante nisso.

➤ Os Segredos da Mente Milionária. O autor mostra como que você tem uma série de conceitos equivocados sobre muita coisa e também relata os hábitos que pessoas bem sucedidas adotam ou os mal hábitos que elas abandonam. Ele é pequeno, não é rico em ensinamentos, mas o pouco que ele ensina te prende e te faz querer ser uma pessoa melhor.

Há algum tempo escrevi um artigo no qual mencionei o livro. Fiquei surpreso em receber dezenas de comentários de pessoas que gostarem dele. Algumas já o leram diversas vezes.

➤ A Arte de Fazer AcontecerOutro grande best-seller, constrói um processo prático e racional que ajuda pessoas a restabelecer o controle da própria vida. É uma leitura fundamental para quem quer crescer pessoal e profissionalmente. Outro que irá alterar sua vida radicalmente.

Não tem muito mais o que dizer sobre o livro. Se você está enrolando para começar suas leituras, esse deve ser o primeiro sem dúvida nenhuma. Faça as coisas acontecerem agora!

➤ Trabalhe 4 horas por semana. Muito provavelmente você já ouviu falar nesse livro do best-seller e mestre da produtividade, Tim Ferriss. Se eu fosse recomendar um livro sobre como melhorar sua produtividade, essa seria a escolha. Aliás, mantenho esse livro na minha mesa de cabeceira.

Não tem uma página em que você não vai aprender algo útil para sua vida se você quiser trabalhar menos e produzir mais. Atenção: o título pode enganar, mas não significa que você irá trabalhar somente 4 horas por semana.

➤ Oportunidades DisfarçadasEu já tinha lido esse livro algumas vezes, mas por acaso me deparei com ele de novo nesse ano. O autor conseguiu fazer um livro extremamente informativo e, ao mesmo tempo, com uma linguagem bem didática e de fácil leitura. Eu até escrevi um artigo sobre ele aqui.

Ele reúne mais de 200 histórias incríveis de empresas e pessoas que viram nas dificuldades uma oportunidade de crescer. Além disso, também mostra 10 maneiras de identificar oportunidades disfarçadas. E é justamente em momentos de crise, como o que estamos vivenciando, que as oportunidades surgem.

➤ Startupland. Esse é um livro imperdível para quem quer iniciar um negócio próprio, especialmente se for uma startup. Relata a história da empresa Zendesk, contada por um de seus fundadores, Mikkel Svane. Admito que não conhecia a empresa antes do livro, mas depois comecei a prestar atenção e descobri uma série de clientes deles por acaso. Os caras fornecem serviços pra algumas das maiores empresas do mundo.

Começa pela história de como surgiu a ideia da empresa, os perrengues que eles passaram e como cada coisa foi solucionada. Termina mostrando como eles chegaram ao valor de 1 bilhão de dólares. Essa leitura definitivamente vale a pena para quem quer começar um negócio próprio e evitar uma série de erros bobos.

➤ Paixão por Vencer. É praticamente uma bíblia sobre o mundo corporativo. No livro, Jack Welch, ex-CEO da GE, discorre sobre toda sua experiência profissional, mostrando praticamente tudo que você precisa saber sobre gestão e liderança.

Se você trabalha em uma empresa e quer ter uma carreira bem sucedida e vencedora, recomendo que leia esse livro. Ele é bem corporativo mesmo, mas a leitura é tranquila e mostra como você deve agir e se portar no ambiente de trabalho.

➤ How to Win at the Sport of BusinessNesse livro, do bilionário e “tubarão”, Mark Cuban, aprendi algumas das maiores lições do ano. A principal: um livro que gera valor é aquele que compensa o seu próprio custo. E isso norteou toda minha escolha de livros para o resto do ano. Também fiz um artigo sobre ele aqui.

E definitivamente esse foi um dos livros que mais compensou. Barato e recheado de ensinamentos importantes. Começa mostrando a juventude humilde de Mark Cuban e depois passa para a sua fase adulta, na qual ele começa uma empresa do zero até ela se tornar um sucesso. A leitura é bem descontraída e ele usa do humor por diversas vezes (inclusive tem um trecho muito engraçado sobre como ele conheceu o Michael Dell, antes da Dell).

➤ How to Talk to AnyoneComo não podia faltar autoras mulheres, escolhi esse título de Leil Lowndes. Ela tem ótimos livros sobre psicologia e interações sociais, mas, para mim, esse é o melhor.

Ensina 92 maneiras de como agir e se portar em diferentes situações em que envolva você tendo que conversar com alguém (ou seja, praticamente tudo na vida). Já li o livro 2 vezes e procuro constantemente aplicar algum dos seus conceitos. Se você quer melhorar suas habilidades comunicativas e/ou sociais, essa é uma ótima pedida.

***

Espero que todos tenham uma boa leitura e consigam tirar o máximo proveito possível dos livros. Novamente faço a sugestão de vocês experimentarem gratuitamente a Audible, pois tenho certeza que irão conseguir adquirir mais conteúdo de forma produtiva e eficiente.

Vai correr ou está no trânsito? Abandone a música e passe a ouvir livros! O que você está esperando? Se você não mudar sua vida agora, ninguém fará por você!

Se alguém quiser conversar sobre algum livro em particular, pode me encontrar no Facebook para trocarmos uma ideia. Também se tiverem sugestões de livros, deixem nos comentários abaixo!

 

►► Gostou do artigo? Te convido a se inscrever no meu newsletter, onde você receberá toda sexta-feira um resumo de tudo que aconteceu de relevante na semana sobre empreendedorismo, marketing, carreira e gestão ◄◄

Artigos Sugeridos



  • joab

    O líder 360º também é uma boa pedida.Meu próximo sera “O líder transformador”,abraço!