7 hábitos que todos deveriam adotar antes das 8 da manhã

Acordar cedo, ir para o trabalho, chegar em casa, comer, ver televisão e dormir. Essa é a rotina de muita gente e, provavelmente, a sua também. O dia passa e fica só aquela sensação de que você não tem tempo para realizar nada do que tinha como objetivo.

Se você juntar todos os “amanhãs” da sua vida, verá que não terá nada além de “ontens” vazios

A não ser que você propositalmente se force a progredir e melhorar consistentemente, seus dias continuarão sendo perdidos. Infelizmente, porém, não é algo simples. A tendência do ser humano é sempre adotar o caminho de menor resistência.

A melhor forma de ter um bom dia produtivo é começando ele bem. Você já teve aquela sensação de que ainda são 8 da manhã e parece que já são 2 da tarde de tanta coisa que você já fez? Então, essa deve ser a meta a ser alcançada.

Executando a seguinte rotina e adotando esses hábitos antes das 8 da manhã sua vida mudará rapidamente. Você se sentirá mais disposto e conseguirá viver melhor cada momento da sua vida. E o melhor: é muito simples começar!

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1 – Dormir adequadamente

As pessoas subestimam o quanto dormir é importante para suas vidas. Acham que conseguirão dormir 4 horas em um dia e estarem dispostas no próximo. Ou que é possível “recuperar” o sono perdido dormindo muito no fim-de-semana.

Dormir é tão essencial quanto comer ou respirar. Se sua produtividade não está alta, talvez o motivo seja uma falta de regularidade no sono. Seja honesto, quantas horas você tem dormido por dia?

Uma boa noite de sono também está associada à melhora na memória, menor chance de doenças, facilidade em perder peso, menor risco de ficar com depressão e muito mais.

Você deve conhecer suas necessidades de sono por dia e manter uma regularidade, sempre dormindo na mesma faixa de horário. Não importa o que você esteja fazendo de noite, se chegar a hora de dormir, você tem que dormir.

2 – Rezar ou meditar

Após acordar, é muito importante que você tire um tempo para se orientar em direção a algo positivo. Alguns optam por rezar, mas, para não religiosos como eu, a meditação é bastante eficaz também.

Não precisa ser muito tempo, bastam 15 minutos (eu uso apenas 12). Tente pensar somente em coisas positivas. Monte na sua cabeça todas as tarefas que você tem que realizar no dia e qual o plano para executá-las.

Pense em algo pelo qual você é agradecido também. Gratidão é contagiosa, se você for agradecido irá atrair mais coisa boa e positiva. Não a toa, o grande filósofo e senador do Império Romano, Cícero, chamou a gratidão de a mãe de todas as virtudes.


 3 – Leia ou ouça um conteúdo relevante

Pessoas normais optam por conteúdos de entretenimento. É o caminho de menor resistência. Já as pessoas extraordinárias sempre buscam educação e aprendizado. É impossível você aperfeiçoar sua vida sem criar uma rotina de leitura.

Como já escrevi em outros artigos, há alguns anos abandonei os meios de mídia tradicionais. Não assisto mais televisão nem leio jornais de grade circulação. Para suprir minha necessidade de informação, hoje eu tenho optado por terceirizar a seleção das notícias do que for mais relevante para mim.

Um dos que confio para me fornecer notícias é o Canal Meio, um newsletter diário que traz mastigado todos os fatos relevantes do dia anterior em uma leitura super rápida. Dessa forma, consigo me manter informado sem precisar ter que passar por notícias como “Ex-BBB Ana Paula Renault alfineta Globo em programa do SBT”.

Só conteúdo útil é o que importa! Lembre-se disso: conteúdo irrelevante é perda de tempo.

Pensando nesse modelo, adotei um novo formato para meu próprio newsletter. Agora, toda sexta-feira envio um resumo das atualidades mais relevantes sobre marketing, empreendedorismo, carreira, negócios e gestão. Trago tudo aquilo que for essencial para o leitor se educar rapidamente e passar o fim-de-semana bem informado.

Felizmente, recebi dezenas de bons feedbacks e cada vez vou melhorando um pouco mais o newsletter. Gostou da ideia? Já são mais de 5 mil pessoas recebendo essas informações. Para se inscrever é só clicar aqui.

Outra coisa que faço toda manhã é ouvir audiobooks, especialmente durante os exercícios. Para mim, essa é a chave do sucesso. Já mata duas atividades de uma vez só! Recomendo a Audible, pois você encontrará os melhores títulos disponíveis. Se quiser fazer um teste gratuito, cadastre-se aqui e ganhe 2 audiobooks da sua escolha.

 

 

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4 – Atividade física

Se você quer estar entre as pessoas mais felizes, saudáveis e produtivas do mundo, crie imediatamente o hábito de se exercitar. Seja indo na academia, correndo na rua, ou até mesmo em casa (note que esse último requer muita disciplina), o importante é praticar atividades físicas com regularidade.

Recentemente, após passar umas semanas fora, notei que minha produtividade caiu bruscamente. Demorei um tempo para perceber que o problema tinha sido que eu havia cortado a atividade física. Ao retomar o hábito, senti subitamente a produtividade voltando ao normal, além de ter reduzido minha ansiedade e estresse.

Lembre-se: se você não se importa com o seu próprio corpo e saúde, todos os outros aspectos na sua vida sofrerão as consequências.

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5 – Tome um banho frio

Após fazer os exercícios e se alimentar, está na hora de tomar um bom banho gelado. A água fria possui uma série de benefícios.

Se feito de forma regular, aumenta sua imunidade a doenças, melhora seus sistemas digestivo e circulatório, além de te deixar mais alerta e aperfeiçoar seu foco. Pessoas que tomam banhos frios também tendem a apresentar um melhor humor ao longo do dia.

É claro que não é agradável. O caminho de menor resistência com certeza é um bom banho quente. Essa é a típica coisa que você sempre pensa “amanhã eu tento”.

Porém, enxergue isso como um exercício para treinar sua força de vontade. Se você for capaz de tomar um banho frio, ainda mais em dias frios, você conseguirá realizar muitos outros objetivos.

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 6 – Consuma 30 gramas de proteína

Essa dica vem do best-seller Tim Ferris, em seu livro 4 horas para o corpo. Lá ele mostra a importância de se consumir 30 gramas de proteína após o exercício matinal.

Comidas com proteína te deixam mais satisfeito do que outros tipos de comida, porque demoram mais para serem digeridas. Além disso, diminui sua vontade de comer carboidratos, que é o que acaba fazendo com que você ganhe aqueles quilinhos a mais.

Pessoalmente, opto por suplementos de proteína, acho uma forma mais prática.

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 7 – Faça pelo menos uma coisa para realizar um objetivo seu

Uma característica em comum entre as pessoas bem sucedidas é que elas sempre escrevem seus objetivos e revisam eles todos os dias. A lógica é simples: se você vê seus objetivos todos os dias, você está sempre com eles na cabeça e passará horas trabalhando para que eles se realizem.

Porém, tenha em mente que, assim como seu cansaço físico vai aumentando ao longo do dia, sua capacidade de tomar boas decisões vai diminuindo. Portanto, opte por tomar decisões mais complexas e realizar trabalhos mais difíceis pela manhã.

Comece pelo que for pior, aquilo que você sabe que nunca faria se ficasse enrolando e deixando para amanhã. E crie uma rotina de fazer isso toda manhã. O mais difícil sempre tem que vir primeiro, senão você nunca fará.

Passa pela sua cabeça, por exemplo, que você aprenderá um novo idioma depois de trabalhar 10 horas?

***

Criar uma rotina como essa não é fácil. Entretanto, se você conseguir vencer a inércia, verá que sua vida mudará rapidamente. Experimente sair um pouco da zona de conforto.

Ah, e boa sorte com o banho gelado! Especialmente se você não morar no Rio de Janeiro.

 

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  • João Batista Stabili Stabili

    Ótimas dicas; vou por em pratica algumas delas.